Livro de receitas

Rota das Raízes: Gastronomia e Cultura no Estado de São Paulo é, simultaneamente, um livro de receitas, de histórias e de memórias. É fruto de quase um ano de um trabalho de pesquisa que buscou em diversas regiões no Estado de São Paulo receitas tradicionais e populares feitas integralmente com ingredientes vegetais.

A equipe do projeto visitou 12 cidades do estado, e em cada uma delas um ingrediente típico ou tradicional da região foi a estrela da receita apresentada. Em cada uma dessas cidades as autoras foram recebidas por pessoas que compartilharam não só uma receita vegana a partir do ingrediente típico, mas também histórias e memórias. Cada uma dessas pessoas - mulheres, na sua maioria - são personagens e também autores deste livro, cujo principal objetivo é o de traduzir em palavras e imagens as sensações e reflexões que essa jornada despertou.

Cada receita, cada cidade e cada personalidade que compõem o livro trazem diferentes olhares à respeito das práticas culinárias e do ato de se alimentar pelo viés de uma culinária livre de ingredientes animais, levando em conta questões da ancestralidade, da conexão com a natureza, da luta pela terra, da preservação do meio ambiente e do direito a uma alimentação saudável e verdadeiramente nutritiva.

Foram impressas 1000 cópias físicas do livro, que estão sendo distribuídas de forma gratuita ou vendidas pelo valor de R$10,00. A distribuição gratuita busca atingir grupos e pessoas que tenham interesse direto na temática do projeto. Aqui entram chefs de cozinha, empreendedores e empreendedoras da gastronomia, culinaristas, estudantes de gastronomia, produtores rurais, produtores culturais, ONGs, projetos sociais, órgão e iniciativas públicas na área de cultura e gastronomia, bibliotecas, escolas, espaços culturais públicos e privados, etc. A venda é destinada ao público em geral e será feita em eventos culturais, como feiras de orgânicos, de artesanato e de empreendedores criativos. Também será feita em espaços públicos e privados que dialoguem com a proposta do projeto, como estabelecimentos gastronômicos, especialmente os veganos, empórios, armazéns, livrarias, cafés, espaços culturais, etc.

A versão digital do livro tem distribuição gratuita e pode ser adquirida logo abaixo, nesta página fazendo o download da versão no formato PDF. Incentivamos o compartilhamento e difusão ampla e irrestrita da versão digital do livro, podendo ela ser compartilhada em outros sites e plataformas digitais, desde que fazendo referência a fonte original.

Download!

(15mb)