O que é

Rota das Raízes: culinária e cultura no estado de São Paulo é um projeto aprovado pelo edital nº 29/2017, do Programa de Ação Cultural Concurso de Apoio a Projetos de Economia Criativa – Moda, Gastronomia, Artesanato e Cultura Digital – no Estado de São Paulo. Explorar aspectos da cultura paulista através de elementos da sua culinária é a proposta do projeto. Nesta linha, Rota das Raízes propõe investigar a culinária paulista tradicional focada no uso de ingredientes vegetais, descobrindo os sabores e as histórias ao redor de receitas tradicionais e populares do estado de São Paulo que valorizam o uso de elementos vegetais.

Parte-se da premissa de que a culinária tradicional está intimamente ligada aos modos de produção relacionados ao respeito com a terra, assim também refletindo, nos seus pratos típicos e ingredientes populares, a relação que povos tradicionais estabelecem com a natureza de maneira mais ampla. Levando esta ponderação em consideração, o projeto irá buscar pessoas, comunidades e grupos que preservam tais tradições e conexões com suas raízes, e que, por consequência, trabalhem com a valorização desses ingredientes vegetais e receitas culinárias em que não há o uso de ingredientes de origem animal. Foi elaborado um roteiro previsto das cidades a serem percorridas, as quais foram previamente pesquisadas em relação à sua culinária e produtos tradicionais. Assim, serão visitadas famílias, cozinheiros amadores, pequenos produtores e empreendedores com a intenção de registrar as receitas tradicionais e populares da região, bem como seus relatos orais e tradições ao redor do prato escolhido e seus componentes.

Como produto desse trabalho investigativo do projeto, será disponibilizado um catálogo gastronômico-cultural, contendo compilação de receitas, histórias, cultura e fotografias coletadas nesse percurso. Sua versão online será disposta neste site no segundo semestre de 2018, e a viabilização da tiragem impressa dos catálogos ocorrerá em eventos e aparelhos culturais públicos e independentes também neste período. Nosso site também trará galerias de imagens dos caminhos percorridos pela equipe!

Quem somos

Yasmin Bidim

Mora na cidade de São Carlos e possui mestrado em audiovisual pela UFSCar. Trabalha há 8 anos com produção cultural, atuando na áreas de cineclubismo, vídeo arte e empreendedorismo criativo. Atualmente divide-se entre o trabalho como cozinheira e fotógrafa no restaurante vegano Mama Jambo e a atuação como tutora em educação à distância com foco em audiovisual e educação.

Juliana Soares

Formada em audiovisual e mestra na área de design e desenvolvimento de produtos. Multidisciplinar por essência, com experiência no campo de projetos sociais e culturais. Atualmente cursa doutorado em design. Interessada e curiosa na área de culinária vegana e natural.